quarta-feira, 8 de julho de 2009

HIDROMEL - O Néctar dos Deuses





O que é Hidromel?

Hidromel é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água. A proporção é de uma parte de mel e duas de água. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.
Outras culturas antigas consumidora desta bebida foram Os Celtas, Os Saxões e Os Vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos Maias.
Na Grécia clássica se chamava "melikraton" e pelos romanos era conhecida pelo nome "agua mulsum", ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel.
Plínio conta que foi Aristeu quem criou a primeira fórmula do hidromel.
Existia a tradição de que casais recém casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu à tradição atual da Lua de mel. Aos jovens nubentes, na antiga Grécia , era oferecido o hidromel, pois se acreditava, também, que esta sagrada bebida tinha poderes afrodisíacos. Muito antes de existir o vinho, existia o hidromel .
Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos Deuses.
Zeus , o deus supremo , metamorfoseado em águia, raptou o rapaz Ganimedes para ser o copeiro do Olimpo. Os deuses se alimentavam de néctar e ambrosia. O hidromel era o néctar dos deuses e o pólen a ambrosia. Os deuses compartilhavam esta maravilhosa bebida com os humanos em suas frequentes visitas a Terra. O deus Dionísio certamente conhecia o hidromel e dele fazia uso e abuso.
Também na mitologia germânica o hidromel era a bebida dos deuses e heróis.
O hidromel também era conhecido pelo homem das cavernas, pelos antigos hindus, persas, egípcios, gregos, povos germânicos eslavos e latinos.
Durante todo o curso da história sempre esteve presente.

Saúde para Todos!
Márcio M Pereira - O Guardião do Templo

3 comentários:

  1. Passei por aqui, muito bacana mesmo esse texto sobre o hidromel, um abração, Pierre

    ResponderExcluir
  2. onde se pode comprar esse nectar se é que existe?

    ResponderExcluir
  3. Em brasilia eis um link:
    mel-hidromel.blogspot.com/
    Att.
    Amy

    ResponderExcluir