quinta-feira, 9 de julho de 2009

RELIGIÃO CELTA





Religião Celta

Antes de qualquer explicação ou exposição da religião dos celtas é necessário rever certos conceitos. Não podemos encará-lo como uma instituição ou mesmo algo que coexistia com outros campos da vida das pessoas. Não existia um momento para a pessoa trabalhar, outro para se divertir e outro para se dedicar à religião. A religião estava em tudo isso, era ela quem norteava o comportamento e a conduta dos celtas. O trabalho, os tempos de entretenimento, a arte, enfim, tudo estava ligado à religião.
O druidismo é ainda um assunto bastante obscuro e objeto de diversos estudos que tentam esclarecê-lo. Portanto, existem muitas fontes de informação que se tem sobre a religião dos celtas. Destarte, deve-se ter muita cautela ao aceitá-las como verdades absolutas.
O misticismo está em Alta: duendes, fadas, cristais mágicos, incensos e coisas do gênero estão sendo banalizadas pelo lucrativo mercado das bugigangas. O conhecimento ancestral não deve estar exposto como produto em lojinhas de Shopping Center.
O druidismo – Alguns estudiosos preocupam-se em discernir duas correntes religiosas: a céltica e a druídica. Embora muito semelhantes (Levando em conta que a céltica é da druídica) existe uma tendência ao se fazer certas considerações. Acredita-se que o celtismo era mais rudimentar, e mais ligado ao culto da Mãe Natureza, enquanto o druidismo apegava-se a diversas divindades ligadas a natureza.
Pode-se afirmar que o druidismo se baseava em dois grandes princípios: o respeito à natureza e a crença na imortalidade. Os druidas eram os sacerdotes e presidiam as cerimônias religiosas, e exerciam outras funções que serão discutidas mais à frente.
Acreditava-se na figura suprema da Deusa-Mãe e em divindades El ementais (do ar, da água da terra e do fogo). Alguns estudiosos atestam o politeísmo do povo celta; outros já o atestam monoteísta e que todas as divindades nada mais eram que extensão de uma Deusa-Mãe. Outros o descrevem como monoteísta, que cultuavam o Deus-Fogo Beal, ligado ao Sol, a exemplo de Rá para os egípcios.
Algumas árvores tinham importante significado para a religião celta, como era o caso do carvalho, ligado à sabedoria e aos druidas; o freixo era ligado à proteção; o salgueiro era ligado às divindades da água e assim por diante. Alguns animais também tinham sua simbologia: o touro, por exemplo, representava a fertilidade e a serpenta à sabedoria.
A crença na alma e na vida após a morte está presente no druidismo. Os celtas acreditavam na existência do “Outro Mundo”, aonde residem os antepassados e demais espíritos. Acreditavam também que determinadas pessoas eram dotadas do poder de comunicação com esse mundo. Acreditava-se que o fato dos guerreiros celtas serem bravos e destemidos vinha da certeza que eles tinham de que a morte nada mais era que uma passagem para o outro mundo.
Como eram os rituais celtas para honrar os deuses isto é difícil de precisar. Sabe-se que as cerimônia eram realizadas em lugares abertos, como campos e florestas. As florestas de carvalho eram as prediletas dos druidas, pelo fato do carvalho ser considerado uma arvore sagrada. Nesses locais construíam-se círculos de pedras, onde eram realizadas as cerimônias religiosas. O mais famoso deles é STONEHENG.


No entanto, estudos recentes defendem que estes círculos de pedra, na verdade, eram usados como observatórios astronômicos e não como construções religiosas. Com isso, abre-se espaço para discussão dos elementos de culto dos celtas e druidas, o que faria do druidismo uma religião fortemente influenciada pelas estrelas e pela observação dos astros como na religião egípicia.
Vestígios arqueológicos nos dão a suspeita que os druidas conduziam sacrifícios humanos. Porém, as razões e a maneira como este tipo de cerimônia era realizada ainda é obscura.
No druidismo, como o próprio nome sugere, os lideres religiosos eram druidas que constituíam uma classe privilegiada dentro da sociedade celta. Eram eles que presidiam as cerimônias religiosas, realizavam os supostos sacrifícios humanos e conduziam oráculos. Além das funções religiosas, desempenhavam as funções de educadores, juízes e eram responsáveis pela conservação da história e da tradição celta. Eram sábios e tinham conhecimento de medicina, agricultura e astronomia. É importante lembrar que os druidas, temerosos aos registros escritos, passaram todo seu conhecimento oralmente de geração em geração. As mulheres também intregravam a classe druidica. Eram, em sua maioria, profetizas.
Os druidas eram a única classe que transcendia as divisões tribais. Foram os grandes responsáveis pela unidade do mundo celta.
Roma logo condenou o druidismo, percebendo que os druidas eram a grande força política do mundo celta. Mesmo assim, eles perduraram até a idade média, na Irlanda, e até o século V na Gália.
Pouco se sabe sobre os druidas, exatamente pelo fato de não fazerem uso da escrita (embora se crê que eles tiveram conhecimento de um sistema de escrita rúnico). Contudo, pode-se afirmar que eles existiram e exerciam grande influência na vida céltica e eram extremamente privilegiados nos conhecimentos. Relatos registram a coragem dos druidas na defesa de sua crença, sendo que muitos morreram durante a repressão romana. Especula-se que os druidas não eram originários da civilização celta, o que faz deles um povo distinto, cuja história e origem pouco se sabe.


Márcio M Pereira - O Guardião do Templo

2 comentários:

  1. Márcio que bom que sintas este impulso p/ o seu aprimoramento pessoal e espiritual, não conheço quase nada da cultura Celta, mas tb. como vc., busco por meio dos conhecimentos Gnósticos, trilhar na medida do possível um Caminho Espiritual.Desejo a vc. avanços espirituais,e um Natal de muita Luz,que neste natal o Cristo nasça em nossos corações. Arlete

    ResponderExcluir
  2. como posso fazer para ser da religião celta?

    ResponderExcluir